segunda-feira, 23 de maio de 2011

JÚLIA CATUNDA REALIZA SEMANA DE PREVENÇÃO CONTRA O USO DE DROGAS

Os alunos precisam de interação, participação, parceria, respeito e limites. A essência da autonomia consiste em as pessoas se tornarem aptas a tomar decisões por si próprias. A autonomia significa levar em conta os fatos relevantes para decidir quanto à forma de agir que beneficie a todos.
A disciplina deve ser focada dentro da dimensão da cidadania que implica estabelecer laços segundo os princípios da autoridade e da autonomia moral e intelectual.
É preciso desenvolver, dentro do ambiente escolar, um projeto pedagógico que abranja direitos, deveres e virtudes. Nesse sentido, as regras da vivência em grupo devem ser compartilhadas no exercício pleno da cidadania escolar, que prevê contratos de convivência entre os professores e os alunos nas suas diferentes posições, papéis e competências.
No modelo da educação para a saúde, o resgate da autoridade dos pais e dos professores constitui uma estratégia de prevenção do uso de drogas, pois a criança e o adolescentes estarão mais preparados para resolver as diferentes situações com uma postura reflexiva e de busca de apoio junto aos adultos nos momentos em que sentirem necessidade.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário