sexta-feira, 18 de junho de 2010

SPAECE


A EEFM Júlia Catunda convida a todos os seus alunos  a participarem do SPAECE - Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica, que foi criado em 1992, uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Educação do Estado (SEDUC). Que tem como objetivo fornecer subsídios para a formação e monitoramento das políticas educacionais. Possikbilitando ainda aos professores e gestores um diagnóstico situacional da educação oferecida na rede pública de ensino.

O SPAECE compreende as vertentes: Avaliação de Desempenho Acadêmico, Avaliação Institucional e Estudos e Pesquisas Educacionais. Na primeira vertente, de natureza externa, o Sistema investiga as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.
Realizada de forma universalizada, abrange as .escolas estaduais e municipais, utilizando testes, com itens elaborados pelos professores da rede pública, tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da SEDUC. São aplicados também questionários contextuais, investigando dados sócio-econômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos  professores e diretores.
Na vertente da Avaliação Institucional, de natureza essencialmente interna, o Sistema possibilita à escola, através da Auto-Avaliação e da Avaliação de Desempenho do Núcleo Gestor, conhecer e aperfeiçoar as inter-relações, os serviços prestados, o desempenho do corpo docente e discente, dos funcionários e gestores. É considerada fundamental para a implementação de mudanças no cotidiano escolar, principalmente no sentido de revitalizar a Proposta Pedagógica da Escola.
A terceira vertente compreende Estudos e Pesquisas Educacionais, bem como Avaliações de Programas, demandadas pela SEDUC. De natureza eminentemente qualitativa, a realização dos Estudos e Pesquisas possibilita aprofundar o conhecimento das situações-problema e das tendências detectadas nas avaliações quantitativas do sistema. As Avaliações de Programa, com propósitos formativos e somativos, subsidiam a tomada de decisão para a formulação e correção de rumo das ações implementadas.
 
VENHA, ESTUDE, PARTICIPE E CONTRIBUA PARA A MUDANÇA DOS ÍNDICADORES DE SUA ESCOLA, DE SEU MUNICÍPIO E DE SEU ESTADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário