terça-feira, 4 de maio de 2010

CONHECENDO O ENEM

   Diante do novo cenário de globalização da economia mundial, a realidade educacional teve que se adequar às novas exigências do mercado forçando adaptações dos sistemas educacionais, renovando sua estrutura curricular.
É um dos objetivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20/12/1996, "o destaque à educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciências, o domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a profução moderna".
   Em 1998 durante a gestão do Ministro da Educação Paulo Renato surge o  Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) primeira iniciativa de avaliação geral do sistema de ensino implantado no Brasil, como instrumento para avaliar anualmente o aprendizado dos alunos e, com base nos resultados, planejar ações que contribuissem para a melhoria do ensino.
  No início eram realizadas em apenas um dia e traziam 63 questões interdisciplinares e uma proposta de redação, em 2009 o ministro Fernando Haddad, através do INEP, propôs uma mudança, tornando-o um vestibular unificado, hoje o ENEM conta com 180 questões, 45 para cada área do conhecimento.
   As provas são aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).
   Os conhecimentos cobrados são em Linguagens, códigos e suas tecnologias - conhecimentos de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol). Inclusive a prova de redação, em Matemática e suas tecnologias - conhecimentos de álgebra e geometria, em Ciências humanas e suas tecnologias - conhecimentos de geografia, história, filosofia e sociologia, em Ciências da natureza e suas tecnologias - conhecimentos de biologia, química e física.
   Os eixos cognitivos são as cinco competências básicas são dominar linguagens (DL), compreender fenômenos (CF), enfrentar situações-problema (SP), construir argumentação (CA) e elaborar propostas (EP).
   Nas avaliações  as provas não terão pesos iguais. As que apresentarem maior dificuldades  de serem resolvidas terão peso maior.

PREPARANDO-SE PARA O ENEM
* Mantenha-se informado sobre o que acontece ao seu redor, no Brasil e no mundo, seja em relação aos aspectos socioeconômicos, política, ciências, tecnologia, natureza ou saúde. Leia jornais e revistas.
* Leia bastante e analise textos relacionados a assuntos diversos, selecione e destaque as informações principais e secundárias. Identifique as palavras-chave e pontos de vista diferentes. Mantenha um dicionário atualizado sempre próximo de você e faça consultas a ele quantas vezes forem necessárias. É importante que saiba identificar o significado de palavras utilizando-se do contexto.  
* Estude os vários tipos de textos literários, escreva textos de argumentação.
* Procure ler e entender textos em inglês e espanhol.  
* Assista a filmes e a documentários que retratem o teor social, político, religioso e ético de momentos distintos na história e que permitam uma comparação entre a problemática atual e as passadas, com base na interpretação da relação entre passado e presente, causa e efeito.
* Utilize sites de busca na internet como apoio.  
* Analise gráficos, infográficos, diagramas, esquemas, charges, obras artísticas etc.
* Faça um simulado por conta própria: pegue as provas dos anos anteriores do ENEM e faça-as como se estivesse fazendo a prova no dia original.  
* Escreva várias redações com variados temas. Por exemplo, escolha um acontecimento histórico e escreva sobre ele; ou pesquise e escreva sobre situações que contribuem para a melhoria de vida em sua cidade.
* Sempre que você estudar um conteúdo, procure ver como poderá aplicá-lo na prática, no dia a dia.  
* Aprenda a ler o mundo utilizando todos os recursos disponíveis, tais como observando as fases de sua vida, sua família, os ciclos da natureza, o desenvolvimento humano, as diferentes manifestações artísticas, a opinião das pessoas, fotografias, a internet e tantos outros meios já citados acima, compreendendo que a realidade é o resultado do que foi feito ontem e de nossas ações no presente, e que o futuro dependerá do que fizemos hoje.
* Assista diariamente aos noticiários procurando entender como um fato ocorrido num país pode refletir fortemente no mundo inteiro. Estabeleça relações, desenvolva suas opiniões sobre o que vê, o que ouve, o que sente.  
* Não escute um só tipo de música, se permita entrar em contato com outros tipos de sons, de linguagens. 
* Não se isole, faça contatos, conforme grupos de estudos, converse, troque ideias, participe de atividades extracurriculares, faça cursos, participe de jogos que estimulem o raciocínio lógico, desenvolva sua criatividade. Enfim, seja atuante, procure, busque. O sucesso é consequência.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário