Disposições preliminares
Todos os alunos regularmente matriculados poderão
participar da I Gincana Cultural da Escola de Ensino Médio Júlia Catunda.
A III Gincana Cultural abrangerá 04 tipos de
provas:
1- Conhecimentos;
2- Esportivas;
3- Culturais/artísticas;
4- E torcida
organizada.
As cores das camisetas das equipes serão
padronizadas nas seguintes cores:
1-
Branco;
2-
Azul;
3-
E Verde.
Professores, Apoio, e Equipe Gestora deverão estar
comprometidos e empenhados na realização desse evento.
Dos objetivos
§ Promover a cooperação entre as equipes a fim de
incentivar o sentimento de solidariedade;
§ Integrar a comunidade educativa da EEFM Júlia
Catunda;
Das equipes
Art.1º-Serão formadas as equipes dentre as turmas de
médio regular, a saber:
·
TURNO
MATUTINO
·
TURNO
VESPERTINO
·
TURNO
NOTURNO
Art.2º- Cada equipe terá no mínimo 04 professores coordenadores.
Art. 3º -
As equipes serão composta por alunos de cada turno, sendo:
·
no mínimo
06 alunos de cada turma.
Art.4º-As equipes deverão escolher, junto com o professor
coordenador, dois líderes, além de uma Comissão de alunos, para quando
necessário promoverem alguma reivindicação.
Art.5º- É de inteira responsabilidade da equipe e seu
professor coordenador, bem como os participantes das torcidas, estarem
identificados no decorrer da gincana.
Art.6º-A equipe e seus respectivos coordenadores, deverão
se apresentar às 19 horas, no local onde as atividades serão realizadas (com
tolerância de 10 minutos), sob pena de serem subtraídos 10 pontos
do total obtido pela equipe.
Art.7º-É proibido o uso de fogos de artifício e aparelhos
de som, pela torcida organizada.
Provas de conhecimentos
Art.9º- A prova de conhecimentos será composta por
perguntas de múltipla escolha das disciplinas curriculares.
Art.10º- Cada questão deverá conter cinco alternativas
para a equipe assinalar uma única opção correta.
Art.11º- A prova de conhecimentos será realizada em três
rodadas onde as equipes responderão um questionário contendo 03 perguntas de diferentes disciplinas,
com tempo de 1 minuto e 30 segundos para
respondê-las, a saber:
ENSINO MÉDIO
1ª rodada
Português
/ Química
Geografia
/ Biologia
2ª rodada
Matemática
/ Inglês/Espanhol
Cultura do
Ceará / Geografia
3ª rodada 3ª rodada
Física / Sociologia
História
/ Filosofia
A cada
rodada de perguntas objetivas, as equipes que responderem corretamente as três questões ganharão uma pergunta bônus
para a sua torcida responder no tempo de 60 segundos.
Etapa 2 - Produção textual
·
A equipe
fará a inscrição de cinco estudantes (pelo menos 01 de cada série/turma) para
cumprir esta etapa sendo necessária a participação de todos os escolhidos.
Provas esportivas
Art. 12º -
As provas esportivas e coletivas
serão realizadas pelos membros da equipe, podendo haver integração entre
duas ou mais equipes para execução das mesmas.
Art. 13º-
As provas esportivas e coletivas
serão realizadas no turno matutino e vespertino, serão conferidas e validadas
pela equipe organizadora e professores coordenadores ou fiscais.
Art. 14º-
As provas esportivas e coletivas
terão regulamento próprio estabelecido pela coordenação da modalidade esportiva
e serão divulgadas no blog e nas dependências da escola.
Provas culturais / artísticas
Art. 15º- Apresentação artístico
/ cultural
·
Teatro;
·
Dança;
·
Música.
Parágrafo
único: o número
de participantes, bem como o tema, estilo, gênero das apresentações será critério
da equipe; e terá que cumprir o tempo máximo determinado de 10 minutos.
·
Contextualização
ao tema;
·
Figurino;
·
Cumprimento
dos 10 minutos;
·
Expressão
corporal e facial.
Da torcida organizada
Art. 17º-
Cada equipe deverá ter um grito
de guerra;
Art. 18º-
No dia da gincana cada equipe
terá o seu lugar demarcado, não sendo permitida a dispersão para outros locais.
Outras demonstrações de identificação serão de
liberdade criativa de cada equipe, desde que seja condizente;
Das Tarefas
Art. 19º-
As tarefas serão entregues pela Comissão Organizadora ao capitão de
cada equipe;
Art. 20º-
As tarefas serão elaboradas pela Comissão Organizadora e conterão com
clareza os quesitos para avaliação, bem como a pontuação e o tempo para cumprir
determinada tarefa;
Art. 21º-
As tarefas serão distribuídas ao
mesmo tempo, para todos os capitães das equipes;
Art. 22º-
As equipes que não entregarem as
tarefas no prazo estipulado pela Comissão Organizadora, não marcarão pontos naquela tarefa.
Da Comissão Organizadora E Julgadora
Art. 23º-
A Comissão Organizadora será
composta por:
·
Francisca
Edna Camelo Torres;
·
Raquel
Aragão Magalhães;
·
Itacira
Martins Torres Menezes;
·
Nacélio
Rodrigues Lima;
·
Antônia
Avanda Carlos de Sousa.
A Comissão Julgadora tem total autonomia para
classificar ou desclassificar determinada equipe.
Dos Critérios De Julgamento
Art. 24º-
Todas as situações previstas ou
não, neste regulamento, excepcionais ou de conflito de opiniões, serão julgadas
pela Comissão Julgadora. Esta é soberana e só ouvirá os líderes das equipes.
Das Penalidades
Art. 25º-
A equipe ou membro que tiver
comportamento considerado eticamente inadequado ou anti-desportivo, que ferir
este regulamento ou trouxer prejuízo à boa imagem do evento como um todo,
levará a referida equipe à perda de pontos conforme análise da Comissão Julgadora.
Art. 26º- a equipe que usar de palavras que denigram a imagem (xingamentos/ palavras de baixo calão) de (as) outra (as) equipe (s) ou da comissão organizadora como um todo, será penalizada com a perca de 10 pontos
·
A equipe
que de alguma forma, atrapalhar o andamento do evento, será penalizada com a
perca de 10 pontos;
·
A equipe
que usar de má fé, para burlar as regras da gincana, no intuito de ter
vantagens sobre outros participantes será penalizada com a perca de 10 pontos;
·
A (as)
equipe (s) que entrarem em discussão e chegarem às vias de fato (agressão
física) será (ão) penalizada (s) com a pena máxima do evento: desclassificação
sumária da (s) equipe (s) envolvida (s)
Art. 27º-
A equipe (ano/série) que não
participar da gincana não somará os pontos obtidos por sua equipe a pontuação
da nota bimestral;
Art. 28º-
A participação do aluno na
gincana será avaliada individualmente pelos professores coordenadores.
Art. 29º-
Além das penalizações por pontos,
está previsto:
1- EXCLUSÃO DO MEMBRO DA EQUIPE;
2- DESCLASSIFICAÇÃO DA EQUIPE NA TAREFA EM QUESTÃO;
3- DESCLASSIFICAÇÃO SUMÁRIA DA EQUIPE.
Art. 30º-
O julgamento será feito pela
Comissão Julgadora, mediante os depoimentos dos envolvidos e dos líderes das
equipes.
Do Resultado
Art. 31º-
A pontuação constará no
regulamento específico de cada tarefa;
Art. 32º-
Os pontos serão acumulados para
as tarefas seguintes;
Da Premiação
Art. 33º-
A equipe será premiada de acordo
com sua pontuação, quem tiver mais pontos será o vencedor. A equipe vencedora
ganhará banho de piscina com a data e o local a definir.
Art. 34º-
Os custos decorrentes para
realização das tarefas serão de responsabilidade de cada equipe;
Art. 35º-
Lembramos a todos os
participantes que o objetivo da nossa Gincana é totalmente de integração e o
despertar da solidariedade e o compromisso dos alunos;
Art. 36º-
Tudo o que for arrecadado na
Gincana Estudantil será doado a Entidades Assistenciais ainda a ser definidas.
Da pontuação
Art. 37º-As provas de conhecimentos terão valor de 10 pontos para cada questão respondida
corretamente.
Art. 38º-A pergunta bônus, respondida corretamente, valerá 05 pontos.
Art. 39º-As provas esportivas e coletivas, quando
devidamente cumpridas, equivalem a 10
pontos cada.
Art. 40º-As torcidas que permanecerem presentes e
organizadas até o final da gincana conquistarão 10 pontos para a sua equipe.
Dos critérios de desempate
Art. 41º-
Ao término da gincana será
declarada campeã a equipe que contabilizar o maior número de pontos. Em caso de
empate entre duas ou mais equipes será considerado critério de desempate, aquela
equipe cuja torcida organizada obtiver o maior número participantes.
Disposições finais
Art. 42º- Fica firmado neste regulamento que qualquer
problema que surgir no decorrer da gincana e não estiver aqui mencionado será
responsabilidade da comissão organizadora decidir, sem que haja qualquer
intervenção das equipes.
Faço cumprir todas as exigências deste regulamento.
Santa Quitéria, 21 de abril de 2013
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Francisca
Edna Camelo Torres
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