sexta-feira, 23 de novembro de 2012

I Marcha Estudantil Zumbi dos Palmares marca o Dia da Consciência Negra


Na manhã desta sexta-feira (22), alunos das escolas Júlia Catunda e Aracy Martins, de Santa Quitéria, participaram da I Marcha Estudantil Zumbi dos Palmares. A ação, promovida pelos estudantes, teve concentração na escola Júlia Catunda, marcando assim o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20. 

A caminhada saiu por volta das 8h e percorreu as principais ruas do Centro da cidade. Nela, os alunos saíram de cara pintada simbolizando o orgulho racial e o fim da discriminação.  A caminhada marca ainda, a resistência da nossa cultura, que é o hip hop, o maracatu, a dança afro, toda essa cultura negra.

Dia da Consciência Negra – O dia é lembrado por ser a data de morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, ocorrida em 20 de novembro de 1965. Um homem lembrado por liderar um grupo de negros que lutou contra a escravidão no Brasil. Em 9 de janeiro de 2003, tornou-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, do País.
 










Nenhum comentário:

Postar um comentário