quarta-feira, 9 de março de 2011

SEMANA DE PREVENÇÃO CONTRA O USO DE DROGAS






Rua Maria de Lourdes nº 256 – Centro
Telefone: (88) 3628-0311 Santa Quitéria– CE

PROJETO: A AULA IMITA A VIDA
SEMANA DE PREVENÇÃO CONTRA O USO DE DROGAS
“DROGAS: PREVENÇÃO NA ESCOLA, NA FAMÍLIA E NA COMUNIDADE”
02/05 a 06/05/2011

APRESENTAÇÃO
“Muitos jovens curiosos, problemáticos ou aventureiros são assolados pela propaganda enganosa e acabam mergulhando nas drogas. A partir daí, a droga atinge os mais preservados recônditos bioquímicos dos neurotransmissores e seus receptores e pode trazer sensações de prazer. Então, antes mesmo de nosso jovem perceber que não consegue mais se livrar dela, a relação entre droga e usuário começa a ficar mais séria, pois foi instalado um novo vinculo – o vício.”

OBJETIVOS
§  Integrar temas sociais que favoreçam o desenvolvimento do aluno no planejamento das atividades escolares;
§  Perceber o adolescente como sujeito transformador, capaz de exercer a cidadania e o protagonismo juvenil na escola;
§  Reconhecer as potencialidades da Escola e de seus atores;
§  Identificar a escola como contexto de promoção de saúde;
§  Relacionar o papel da escola e da família com a formação de valores e da identidade do adolescente;
§  Integrar a escola e a comunidade num trabalho interdisciplinar;
§  Contemplar as perspectivas das novas tendências de ensino propostos pelos PCNs;
§  Identificar formas de abordar o usuário e o dependente e suas conseqüências;
§  Distinguir as principais drogas, seus mecanismos de ação e suas conseqüências;
§  Contextualizar as ações de proteção na política do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e na Educação para a Saúde.

INTRODUÇÃO
A escola deve preocupar-se com a formação contínua do educador, ao transmitir o conhecimento, o professor desempenha também a função de formador de valores e de modelo de identificação de seus alunos, assim, é preciso que o adolescente encontre na autoridade do professor o limite da sua independência. Parafraseando Monsenhor Ximenes, em “A alma dos trens (2)”, “... me invade o pensamento” a ideia de estimular a atuação em rede, a partir da mobilização dos educadores que fazem parte da EEFM JÚLIA CATUNDA, para que discutam as questões suscitadas e realize as atividades integradas na sua disciplina e ampare na perspectiva sistêmica da interdisciplinaridade, o estudo comparado.
A concepção desse projeto, na sua essência, discute e confere ao educador a possibilidade de abordar temas recorrentes de cada disciplina, introduzindo o desenvolvimento de ações de prevenção do uso de drogas e outros componentes de risco no contexto da escola.
Droga, segundo a definição da Organização Mundial da Saúde, é qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento. A escola deve instrumentalizar os educadores para uma abordagem de forma aberta, integrada, cooperativa e eficiente das situações do cotidiano escolar relacionadas ao uso de drogas, enfim, a iniciativa, o trabalho em grupo, o bom-senso, a responsabilidade social e espírito mantenedora de humanidade deve guiar para que possamos apresentar um projeto de intervenção de forma precisa e fundamental na construção do educando.

METODOLOGIA
·         Participação dos alunos na elaboração da Semana, através de urna onde serão depositados sugestões de temas, pedido, pergunta ou participação;
·         Concurso Literário, de Redação E Artístico;
·         Mesa-redonda com especialista;
·         Palestras na abertura para os três turnos;
·         Atividades curriculares diferenciadas, dando prioridade a temas recorrentes com a semana;
·         Cinema aberto;
·         Concurso de Apostilas;
·         Shows*
·         Programas especiais na Radio JC;
·         Intervalos Culturais;
·         Com a culminância do projeto serão premiados os vencedores do concurso de poesia, redação, desenhos e apostilas
SUGESTÕES DE CONTEÚDOS POR DISCIPLINA


LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNPLOGIAS:
Língua Portuguesa – Análise de Filmes*, Resenhas, produção textual, concurso literário e de redação, etc.
Arte e Educação – Artes e drogas: a Música Popular Brasileira e o poder destruidor das drogas;
Educação Física – Drogas: depressoras da atividade física, Anabolizantes, etc.
Língua Estrangeira – Termos estrangeiros adotados no falar de alguns grupos de risco (destacar que os termos aparecem com sentido pejorativo).

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
História – Histórico das drogas no Brasil, as rotas de tráfico e as grandes rebeliões, a situação das comunidades que vivenciam o tráfico, etc.
Geografia - O consumo de drogas psicotrópicas na sociedade brasileira; Levantamento domiciliar sobre o uso de drogas no Brasil e etc.
Sociologia – Diferentes relações com as drogas: abordagem com os adolescentes; O uso de drogas e o contexto social, etc.
Filosofia – Drogas: depressoras da atividade mental, etc.

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Química – Qual é a fórmula? Estudo químico do poder das drogas; Tratamentos químicos, etc.
Física – Dados comparativos das reações físicas, de velocidade, por exemplo, entre viciados e não viciados, etc.
Biologia – Drogas: depressoras da atividade biológica; Drogas: classificação e efeitos danosos ao organismo, etc.

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Matemática – Porcentagens, estatísticas, gráficos e noções de dados por amostragem, etc.


SUGESTÕES DE SITES:
www.google.com.br
www.brasilescola.com.br
www.suaescola.com.br
www.wikipédia.com.br
www.historianet.com.br
http://www.tierramerica.net
http://direitoaverde.blogspot.com
http://revistaepoca.globo.com
http://www.vermelho.org.br
www.g1.com
www.coladaweb.com.br

CONCLUSÃO
Os alunos precisam de interação, participação, parceria, respeito e limites. A essência da autonomia consiste em as pessoas se tornarem aptas a tomar decisões por si próprias. A autonomia significa levar em conta os fatos relevantes para decidir quanto à forma de agir que beneficie a todos.
A disciplina deve ser focada dentro da dimensão da cidadania que implica estabelecer laços segundo os princípios da autoridade e da autonomia moral e intelectual.
É preciso desenvolver, dentro do ambiente escolar, um projeto pedagógico que abranja direitos, deveres e virtudes. Nesse sentido, as regras da vivência em grupo devem ser compartilhadas no exercício pleno da cidadania escolar, que prevê contratos de convivência entre os professores e os alunos nas suas diferentes posições, papéis e competências.
No modelo da educação para a saúde, o resgate da autoridade dos pais e dos professores constitui uma estratégia de prevenção do uso de drogas, pois a criança e o adolescentes estarão mais preparados para resolver as diferentes situações com uma postura reflexiva e de busca de apoio junto aos adultos nos momentos em que sentirem necessidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
TIBA, Içami. Juventude e Drogas: Anjos Caídos. 7 ed. São Paulo: Integrare, 2007. 
Curso de Prevenção do Uso de Drogas Para Educadores de Escola Públicas / Secretaria Nacional Antidrogas, Ministério da Educação, Universidade de Brasília; Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.
BUSQUET, M.D. et all. Temas transversais em educação. São Paulo: Ática, 2003.
LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teóricos-metodologicos. Petrópolis/RJ: Vozes, 2003.




 

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