quarta-feira, 31 de março de 2010

AULAS NO LABORATÓRIO EDUCATIVO DE INFORMÁTICA

     Tomando  consciência do importante papel da tecnologia na vida cotidiana, e da promoção do conhecimento na sociedade da informação, os professores da EEFM Júlia Catunda estão participando ativamente do processo de inserção da informática na construção coletiva do conhecimento, utilizando o LEI como ferramenta de aprendizagem e extensão da sala de aula.

* Xavier Scarcela - 5 aulas
* Ana Maria Rodrigues Lobo - 3 aulas
* Antonia Avanda Carlos de Sousa - 4 aulas
* Quitéria Vanderléia Martins Sampáio - 7 aulas
* Francisca Sé Tavares -2 aulas
* Antonio Evelardo Vieira Bié - 6 aulas
* Thiago Lameu Paiva - 5 aulas
* Rossana Magalhães Farias - 8 aulas
* Marileide Meneses Gomes - 4 aulas
* Nacélio Rodrigues Lima - 2 aulas
* Raquel Aragão Magalhães - 6 aulas
* Anastácia Mimosa Araújo - 3 aulas
* Marta Esmeraldina Magalhães - 1 aula
* Nazarena Pereira de Andrade - 3 aulas
* Francisca Paiva Claudino - 3 aulas

PÁSCOA

    O Centro de Multimeios e o Grupo Gestor realizam hoje, dia 31 de março, as festividades da Páscoa, com entrega de mensagens. E desejam a todos os alunos e comunidade em geral uma Páscoa com Jesus.

PÁSCOA

JORNAL DE OLHO VIVO

     O Jornal de Olho Vivo, foi reativado neste mês de março, com sua primeira edição sob a direção do professor Nacélio Rodrigues Lima.

 * A EEFM Júlia Catunda aproveita seu tempo e espaços pedagógicos com momentos de leitura e escrita, são momentos de fluição e de prazer, ler e escrever, estão sendo trabalhados com motivação e desejo, a ativação  do Jornal "De Olho Vivo" é uma conquista de nossa gestão.
     Lembramos o belo trabalho que o Prof. Nacélio têm feito, vai além do programa e do currículo em sala de aula, e a escola deve atuar além de seus muros, muito além dos horizontes, realizando sonhos.
    A Escola Júlia Catunda é muito mais que uma escola, constrói histórias de vidas!   
                                                                                          Edna Torres - Diretora.   

Artigos sobre:
* O Momento Cívivo;
* O Grêmio Estudantil Monsenhor Luís Ximenes;
* A Festa das Debutantes 2009;
* O Conselho Escolar;
* A Festa de Término de Curso 2009;
* Alunos aprovados no vestibular 2010.1;
* Divulgação dos livros indicados para o vestibular da UVA 2010.2;
* Charges;
* Música - Grande Partida de Yara Felipe Gonçalves;
* Poesias - Simplicidade de Janaina Paiva - 2º C, Amizade de Yara Felipe Gonçalves - 9º C,  Quem vai entender você de Nacélio Rodrigues Lima - Professor, Sentimentos de Quitéria Luana - 9º C;
* Pensamentos - De  Terezinha Parente - escritora,  Charleandro de Sousa - 2º B, Francisco Edson de Mesquita - 2º B, Elton - 2º B,

                                                                                        

quinta-feira, 18 de março de 2010

INFORMATIVO DA SALA DE MULTIMEIOS




Livros Adotados pela UVA
para o vestibular 2010.1

  • O Mulato-Aluísio Azevedo
  • O Cortiço-Aluísio Azevedo
  • O Missionário-Inglês de Sousa
  • O Sertanejo-José de Alencar
  • A Moreninha-Joaquim Manuel De Macedo


RESENHAS

O Mulato

Saindo criança de São Luís para Lisboa, Raimundo viajava órfão de pai, um ex-comerciante português, e afastado da mãe, Domingas, uma ex-escrava do pai.
Depois de anos na Europa, Raimundo volta formado para o Brasil. Passa um ano no Rio e decide regressar a São Luís para rever seu tutor e tio, Manuel Pescada.
Bem recebido pela família do tio, Raimundo desperta logo as atenções de sua prima Ana Rosa que, em dado momento, lhe declara seu amor.
Essa paixão correspondida encontra, todavia, três obstáculos: o do pai, que queria a filha casada com um dos caixeiros da loja; o da avó Maria Bárbara, mulher racista e de maus bofes; o do Cônego Diogo, comensal da casa e adversário natural de Raimundo.
Todos três conheciam as origens negroides de Raimundo. E o Cônego Diogo era o mais empenhado em impedir a ligação, uma vez que fora responsável pela morte do pai do jovem.
Foi assim: depois que Raimundo nasceu, seu pai, José Pedro da Silva, casou-se com Quitéria Inocência de Freitas Santiago, mulher branca. Suspeitando da atenção particular que José Pedro dedicava ao pequeno Raimundo e à escrava Domingas, Quitéria ordena que açoitem a negra e lhe queimem as partes genitais.

             Desesperado, José Pedro carrega o filho e leva-o para a casa do irmão, em São Luís. De volta à fazenda, imaginando Quitéria ainda refugiada na casa da mãe, José Pedro ouve vozes em seu quarto. Invadindo-o, o fazendeiro surpreende Quitéria e o então Padre Diogo em pleno adultério.

            Desonrado, o pai de Raimundo mata Quitéria, tendo Diogo como testemunha. Graças à culpa do adultério e à culpa do homicídio, forma-se um pacto de cumplicidade entre ambos. Diante de mais essa desgraça, José Pedro abandona a fazenda, retira-se para a casa do irmão e adoece.

           Algum tempo depois, já restabelecido, José Pedro resolve voltar à fazenda, mas, no meio do caminho, é tocaiado e morto. Por outro lado, devagarzinho, o Padre Diogo começara a insinuar-se também na casa de Manuel Pescada.
Raimundo ignorava tudo isso.



O Cortiço

Cortiço é um livro de Aluízio Azevedo, escrito durante a época do Naturalismo, período literário que caminhava paralelamente ao Realismo e mostrava o homem como um animal, revelando seus extintos e a precariedade da sociedade da época. Essa obra é extremamente descritiva e desperta diferentes reações no leitor.

           Narrado em terceira pessoa, o Cortiço conta a história de um aglomerado de casas onde vivem
pessoas de diferentes perfis. Essa convivência é o foco do romance, que faz uma análise cientifica das personagens e enfoca principalmente os seus defeitos. O enredo conta a respeito de João Romão, um português dono do cortiço que faz de tudo para ficar rico. Em contrapartida temos a presença de Miranda, um comerciante que deseja acabar com João.

          Outras histórias giram em torno do enredo e o leitor tem a
oportunidade de conhecer personagens como Rita Baiana, Jerônimo e Firmo. A obra foi publicada em 1890 e faz um relato histórico perfeito da classe baixa dessa época.

O Missionário

O Missionário , obra que goza de melhor conceito junto à crítica, nasceu do desenvolvimento do conto O Sofisma do Vigário. É um romance de tese, propondo o conflito entre a vocação sacerdotal e o instinto sexual, instigado pelo relaxamento dos costumes e pelo sensualismo da mameluca Clarinha, que acabam por vencer a frágil resistência do Pe. Antônio de Morais.

O Sertanejo

O Sertanejo, romance da fase regionalista (ou sertanista) de José de Alencar, publicado em 1875, põe em cena o interior nordestino do século XVIII, onde se desenrola a trajetória repleta de heroísmo de Arnaldo, vaqueiro cearense, homem do campo, simples, mas bravo lutador que tudo enfrenta por amor e por seus ideais. Os dias e os trabalhos do vaqueiro traçam um painel do Nordeste do Brasil.
           A obra apresenta uma prosa com personagens característicos do sertão.        Onde o personagem-narrador é Severino, que ao longo do texto tenta se definir, mas com tudo o que fala não consegue, por isso Severino passa a ser como uma figura genérica, ou seja, passa a ser a característica do povo sofrido pelas dificuldades como a fome,sede e miséria.
          É um dos romances bem brasileiro, em que Alencar dá expansão ao seu gênero de pincelador retratando com belas e radiantes cores a paisagem do sertão. Traça todo um complexo de características geográficas e culturais, registrando o típico de nossa sociedade rural, desde o comportamento individual e as relações domésticas, até o registro do folclore.
         O Sertanejo (último romance que José de Alencar publicou em vida) é uma espécie de síntese de suas características literárias. Seu personagem central é Arnaldo Loureiro, destemido vaqueiro a serviço capitão-mor, Arnaldo Campelo, que enfrenta os mais sérios riscos na esperança de conquistar a simpatia da filha do fazendeiro.


A Moreninha

A história conta sobre Augusto, rapaz que aposta com amigos ( incluso Felipe ) que não ficaria apaixonado por mais de 15 dias por mulher alguma, sua pena ( em caso de perda) será a de escrever um romance para estes amigos.

              O romance A moreninha é o fruto desta aposta (há aqui um exercício de metalinguagem)

              Augusto é estudante e colega de Felipe, cuja irmã é Carolina.

              Augusto quando criança jurou amar eternamente uma menina cujo nome ignora e fica inconstante em seus amores, até que conhece Carolina, pela qual se apaixona e persegue.

             Quando no final ficam noivos, ela primeiro manda-o casar-se com sua amada de infância e depois revela ela ser esta amada.

            O livro é um exemplo clássico do Romantismo, tendo sido seu primeiro exemplo brasileiro.

           Ele gira em torno de sua heroína perfeita e seu herói que luta para ter o amor desta e os obstáculos para sua realização, no caso a promessa infantil.

          Também são bem representados os costumes do Rio de Janeiro da década de 1840 e a classe dos estudantes, da qual Macedo fazia parte na época da escrita do livro.

         A obra de Macedo apresenta todo o esquema e desenvolvimento dos romances românticos iniciais: descrição dos costumes da sociedade carioca, suas festas e tradições, estilo fluente e leve, linguagem simples, que beira o desleixo, tramas fáceis, pequenas intrigas de amor e mistério, final feliz, com a vitória do amor.

       Com esta receita, Macedo consegue ser o autor mais lido do Brasil em seu tempo.

       Macedo foi, por excelência, o escritor da classe média carioca, em oposiçào à aristocracia rural.

      Sua pena tinha o gosto burguês; seus romances eram povoados de jovens estudantes idealizados, moçoilas casadoiras, ingênuas e puras e demais tipos que perambulavam pela agitada cidade do Rio de Janeiro.

Dia Mundial Da água


22 de março


''Agua Um Bem Natural Que Deve Ser Preservado''


O dia Mundial da água foi criado pela ONU no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante, bem natural.
Vamos mudar nosso hábitos já! Temos inúmeros deles que desperdiçam muita agua. Ao muda-los, reavalie constantemente como alguns detalhes podem ser melhorada para poupar ainda mais a água.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dia do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural.
Outra coisa muito importante é que além de fazer nossa parte, temos, o dever de passar a mensagem adiante. Vamos mostrar a importância de usar a água para começar e o dia 22 seu incentivo que faltava.
E então? você vai agir hoje ou deixar para amanhã?


Sala de multimeios
Maria do Carmo (kaká)



VIVA SÃO JOSÉ


19 De Março

    São José é o padroeiro do ceará, e conhecido também como o “Santo das chuvas”. O agricultor acredita que o dia 19 de março, consagrado a são José, é o ultimo prazo para definição do ”inverno”. Se não chover até o dia 19, a seca está caracterizada, não adianta esperar por chuvas. O dia de são José coincide com a passagem do equinócio, ponto da orbita da terra em que se registra uma igual duração do dia e da noite,o   que sucede nos dia 21 de março e 23 de setembro. Nesse período de 19 a 23 de março costuma chover.


   Além do aspecto cultural e religioso há uma mudança na natureza durante esse período em que se homenageia São José.


    Sala de multimeios Maria do Carmo (kaká)

quarta-feira, 17 de março de 2010

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS




Professora: VANDERLÉIA
Série:2º ano A ( Manhã )

Desafios de Português - Classes Gramaticais ( 2º ANO A )

1ª) Só há substantivos femininos na opção:
a)
omoplata, cal, alface, ordenança, apendicite.
b)
grama (medida), ordenança, cal, sentinela, telefonema.
c)
dó, cal alface, moral (ânimo), lança-perfume.
d)
faringe, ordenança, champanha, aguardente, cal.
e)
champanha, aguardente, dinamite, dó, guaraná.
2) Só há substantivos femininos na opção:
a)
omoplata, cal, alface, ordenança, apendicite.
b)
grama (medida), ordenança, cal, sentinela, telefonema.
c)
dó, cal alface, moral (ânimo), lança-perfume.
d)
faringe, ordenança, champanha, aguardente, cal.
e)
champanha, aguardente, dinamite, dó, guaraná.
N.d.a
3) Só há substantivos femininos na opção:
a)
omoplata, cal, alface, ordenança, apendicite.
b)
grama (medida), ordenança, cal, sentinela, telefonema.
c)
dó, cal alface, moral (ânimo), lança-perfume.
d)
faringe, ordenança, champanha, aguardente, cal.
e)
champanha, aguardente, dinamite, dó, guaraná.

4º) A flexão do número incorreta é:
a) tabelião - tabeliães.
b) melão - melões
c) ermitão - ermitões.
d) chão - chãos.
e) catalão - catalões.
5º) O único substantivo que não é sobrecomum é:
a) verdugo.
b) manequim.
c) pianista.
d) criança.
e) indivíduo.
6º) Na frase: "Apieda-te qualquer sandeu", a palavra sandeu (idiota, imbecil) é um substantivo:
a) comum, concreto e sobrecomum
b) concreto, simples e comum de dois gêneros.
c) simples, abstrato e feminino.
d) comum, simples e masculino
e) simples, abstrato e masculino.
7º)Quanto à flexão de grau, o substantivo que difere dos demais é
a) viela.
b) vilarejo.
c) ratazana.
d) ruela.
e) sineta.
8º) Das palavras abaixo, faz plural como "assombrações"
a) perdão.
b) bênção.
c) alemão.
d) cristão.
e) capitão.
9º)A alternativa que possui todos os substantivos corretamente colocados no plural é:
a) couve-flores / amores-perfeitos / boas-vidas.
b) tico-ticos / bem-te-vis / joões-de-barro.
c) terças-feiras / mãos-de-obras / guarda-roupas. d) arco-íris / portas-bandeiras / sacas-rolhas.
e) dias-a-dia / lufa-lufas / capitães-mor.
10º)
Uma das palavras apresenta erro de flexão, indique a alternativa:

a)
portas-bandeira, mapas-múndi

b)
salvos-condutos, papéis-moeda

c)
salários-família, vice-diretores

d)
guarda-civis, afro-brasileiros
Postado por Professora Vanderleia às
11º) Em que alternativa aparecem dois substantivos do gênero masculino?
a) cal, dinamite
b) lança-perfume, champanha
c) alface, telefonema
d) gengibre, omoplata
e) formicida, sentinela 
12º) (FUVEST) Assinale a alternativa em que está correta a forma plural:
a) júnior – júniors
b) mal – maus
c) fuzil – fuzíveis
d) gavião – gaviães
e) atlas – atlas
Questão13-
Um dos traços marcantes do atual período histórico é (...) o papel verdadeiramente despótico da informação. (...) As novas condições técnicas deveriam permitir a ampliação do conhecimento do planeta, dos objetos que o formam, das sociedades que o habitam e dos homens em sua realidade intrínseca. Todavia, nas condições atuais, as técnicas da informação são principalmente utilizadas por um punhado de atores em função de seus objetivos particulares. Essas técnicas da informação (por enquanto) são apropriadas por alguns Estados e por algumas empresas, aprofundando assim os processos de criação de desigualdades. É desse modo que a periferia do sistema capitalista acaba se tornando ainda mais periférica, seja porque não dispõe totalmente dos novos meios de produção, seja porque lhe escapa a possibilidade de controle.
O que é transmitido à maioria da humanidade é, de fato, uma informação manipulada que, em lugar de esclarecer, confunde. (Milton Santos, Por uma outra globalização)
Observe os sinônimos indicados entre parênteses:
I. “o papel verdadeiramente despótico (= tirânico) da informação”;
II. “dos homens em sua realidade intrínseca (= inerente)”;
III. “são apropriadas (= adequadas) por alguns Estados”.
Considerando-se o texto, a equivalência sinonímica está correta APENAS em:
a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) I e III
14º)
Se uma lágrima as pálpebras me inunda,
Se um suspiro nos seios treme ainda,
É pela virgem que sonhei...que nunca
Aos lábios me encostou a face linda! (Álvares de Azevedo)
A característica do Romantismo mais evidente nesta quadra é:
a) o espiritualismo
b) o pessimismo
c) a idealização da mulher
d) o confessionalismo
e) a presença do sonho
Assinale a alternativa que traz apenas características do Romantismo:
a) idealismo – religiosidade – objetividade – escapismo – temas pagãos.
b) predomínio do sentimento – liberdade criadora – temas cristãos – natureza convencional – valores
absolutos.
c) egocentrismo – predomínio da poesia lírica – relativismo – insatisfação – idealismo
d) idealismo – insatisfação – escapismo – natureza convencional – objetividade.
e) n.d.a.
16º) A respeito da época em que surgiu o Arcadismo:
a) o século XVIII ficou conhecido como “século das luzes”;
b) os “enciclopedistas”construíram os alicerces filosóficos da Revolução Francesa;
c) o adiantamento cientifico é uma das marcas desta época histórica;
d) a burguesia conhece, então, acentuado declínio em seu prestígio;
e) em O Contrato Social, Rousseau aborda a origem da Autoridade.
17º) Que obras literárias inauguraram o Romantismo no Brasil e em Portugal ?
18) Enumere algumas caracteristicas do Romantismo brasileiro :
19º) Quantas e quais são as Gerações Românticas ? Indique os seus principais representante :
Postado por Professora Vanderleia às

terça-feira, 16 de março de 2010

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS




PROFESSORA: Vanderléia                                            Série: 3º Ano A,B

1. (ESAF) – Estão destacados abaixo os elementos constituintes das palavras e indicados os processos de formação. Assinale a alternativa incorreta.
 a) engordar = em + gordo + ar > derivação prefixal e sufixal   
b) automóvel = auto (grego) + móvel (latino) > hibridismo
c) planalto = plano + alto > composição por aglutinação
d) malmequer = mal + me + quer > composição por justaposição
e) prazerosamente = prazerosa + mente > derivação sufixal
2). (ESAF) – Em qual das séries uma das palavras não foi formada por prefixação?
 a) remeter – conter – antegozar
b) readquirir – predestinado – propor
c) irregular – amoral – demover
d) dever – deter – antever   
e) irrestrito – antípoda – prever
3º) (SENAC) – Observe as seguintes palavras: montanha-russa, brincadeira, imprevisíveis, descontroladamente. Considerando-se os processos de formação de palavras, têm-se, respectivamente,
 a) composição por aglutinação, derivação sufixal, derivação prefixal, derivação prefixal e sufixal.
b) composição por justaposição, derivação sufixal, derivação prefixal, derivação prefixal e sufixal.
c) composição por aglutinação, derivação prefixal e sufixal, derivação sufixal, derivação parassintética.
d) derivação parassintética, derivação prefixal, composição por aglutinação, hibridismo.
e) composição por aglutinação, hibridismo, derivação prefixal e sufixal, derivação parassintética
4º) (COTEMIG) – Em todas as frases abaixo há uma palavra contendo um prefixo de negação, exceto em:
 a) “O Provão é um pára-raios de besteiras e equívocos”.
b) “O desconforto de ser avaliado é o ônus inerente à operação de um curso”.
c) “As notas muito baixas dos cursos de matemática podem ser devidas a expectativas irrealistas dos que redigiram as provas”.
d) “Se a visita identifica um curso insuficiente  cabe aplicar a lei”. 
 
   5º) (UFSCar-SP) Considerando os vocábulos seguintes, assinale a alternativa que indica os pares de derivação regressiva, derivação imprópria e derivação sufixal, precisamente nessa ordem:
1) embarque             2) histórico                     3) cruzes!
4)porquê                   5) fala                          6) sombrio
a) 2 – 5, 1 – 4, 3 – 6                       b) 1 – 4, 2 – 5, 3 – 6
c) 1 – 5, 3 – 4, 2 – 6                       d) 2 – 3, 5 – 6, 1 – 4
e) 3 – 6, 2 – 5, 1 – 4
6º) Leia este poema para responder às questões a e b :
NEOLOGISMO
Beijo pouco,falo menos ainda .
Mas invento palavras
Que traduzem a ternura mais fina
E mais cotidiana .
Inventei ,por exemplo , o verbo teadorar .
Intransitivo :
Teadoro, teadora . Manuel Bandeiara . Estrela da vida inteira
O título do poema é “ Neologismo”.
a) O que quer dizer Neologismo ?
b) Que palavra do poema justifica esse título ?
7º) Identifique a figura de linguagem no verso de Olavo Bilac:
“ 'Rios te correrão dos olhos, se chorares.”
a)Hipérbole.
b)Antítese.
c)Eufemismo.
d)Pleonasmo.
8º) Leia o texto abaixo para responder à questão.
O acesso às novas tecnologias tornou-se um dos fatores determinantes para a criação e absorção de empregos. Há uma profunda transformação em curso nas comunicações, potencializando a revolução 5 da cidadania e a redução da injustiça social. A continuidade dessas transformações reside menos em novas e radicais inovações tecnológicas e muito mais na universalização de seus benefícios para as camadas de baixa renda e para o grande universo de 10 pequenas e médias empresas deste país, maiores geradoras de empregos.
(Adaptado de Eunício Oliveira, O acesso às novas tecnologias e a inclusão social, Correio Braziliense, 14 de junho de 2004)
Assinale a opção na qual se concentra a ideia síntese do texto, sobre o acesso às novas tecnologias e inclusão social :
a)Novas tecnologias na geração de empregos.
b)Relevância da transformação nas comunicações.
c)Importância da universalização dos benefícios da tecnologia.
d)Geração de empregos em tecnologia pelas pequenas e médias empresas.
9º) Em relação ao seguinte provérbio: 'Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos e te fartarás de pão', depreende-se que:
a)não se deve dormir.
b)não se deve fechar os olhos.
c)não se deve ter preguiça.
d)não se deve comer muito pão.
10º) (CESGRANRIO-RJ) – Aponte a série em que os prefixos possuem o mesmo significado:
 a) hipodérmico, hipoteca, hipertensão, hipotrofia
b) anarquia, antipatia, acromia, anfíbio
c) perímetro, paralelo, periferia, periscópio
d) disjuntor, diâmetro, diagonal, disenteria
e) amoral, imoral, imberbe, infeliz
 

PRODUÇÃO TEXTUAL




    A Professora de Linguagens e Códigos Vanderleia Martins Sampaio postou esta atividade para ser comentada por seus alunos. Não esqueçam, o comentário deve conter o nome e a série.

1º) Descreva, em poucas palavras, o que você observa nas imagens abaixo :
A)










B) 


   
   
   
   




C)










D)








E)

Curso Preparatório para a Olimpiada Brasileira de Astronomia(OBA)


Caro aluno iniciará hoje um curso de preparação para o OBA, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, esse curso será presencial com aulas toda terça e quinta-feira e a distância, com material que será disponibilizado no blog da escola, todas as semanas.

O encontro desta terça será de extrema importância. Iniciaremos uma sessão de vídeos preparada pelo maior astrônomo de todos os tempos CARL SAGAN.

Embarque em uma fascinante jornada até os limites do oceano cósmico, conduzida pelo astrônomo Carl Sagan, e descubra uma nova maneira de enxergar o universo.

Conto com a presença de vocês no laboratório de informática da escola (LEI 01)
Início: 19h00min h, término: 22h00min h.

Episódio 1 As margens do oceano cósmico.
Episódio 2 Uma voz na sinfonia cósmica.
Episódio 3 A harmonia dos mundos.

TUTOR - Thiago Paiva
Santa Quitéria, Ceará.

quarta-feira, 10 de março de 2010

FORMAÇÃO CONTINUADA

      A Formação continuada do mês de Março de 2010, acontecerá nos dia nove com a área de Linguagens e Codigos, dia dez com a área de Ciências da Natureza e dia onze com a área de Ciências Humanas.
     
      A Formação contará com a programação:
1. Abertura - Grupo Gestor
2. Apresentação de Slide - Reflexão
3. Estudo do Texto - O Professor e a prática com a interação das mídias.
4. Programação do RIVED
5. Portal do Professor - Visita, planejamento de  duas aulas e postagem no portal.
6. Criação e utilização de E-mail
7. Utilização do Data Show

VISITA DA CASA AMIGA DA JUVENTUDE

                        

      A Escola Júlia Catunda recebeu dia cinco de março de 2010 a visita de representanrtes da Casa Amiga da Juventude e "Amigos da Escola", para reforçar o convite aos alunos à participarem dos cursos de bateria, canto, guitarra, violão que o órgão municipal oferece a comunidade.

AULAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - MARÇO


                        
  Professora Avanda 
*  Origem da Capoeira
 *   Anabolizantes
          * Atividades físico-esportivas
                                                
                                               Professora Marileide
                                               *  Morfossintaxe
                                               *  Jogos de português

                                                   Professor Evelardo
                                            * Novo acordo ortográfico
                                            * Morfologia
                                            * Prudução Textual
Professor Scarcela
* Cultura e ideologia - Desigualdade Social
* Mesopotâmia
*Pré-Socráticos
* Crise da Ciências


Professora Raquel
*Hodrocarbonetos
* Tabela Periódica


 Professora Mimosa
* Diferenças Culturais

Professora Vanderléia
* Estrutura e formação de palavras
* Substantivo
* Vanguarda Européia

terça-feira, 9 de março de 2010

Curso preparatório para Olimpiadas Brasileira de Astronomia

Caro aluno, iniciará hoje um curso de preparação para o OBA, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, esse curso será presencial com aulas toda terça e quinta-feira e a distância, com material que será disponibilizado no blog da escola, todas as semanas. O Estudo da modalidade de Educação a Distância fundamenta-se na capacidade que tem o aluno de organizar-se com autonomia diante das necessidades do processo de apropriação e domínio do conteúdo, direcionados por sua motivação, interesse pessoal e profissional. Como um modelo de aprendizagem flexível, o aluno estabelecerá seu ritmo e tempo de estudos, não sendo necessária à presença física em salas de aulas.
Recomendações aos alunos de ASTRONOMIA e ASTRONÁUTICA.
Para que haja um aproveitamento total do curso, recomendamos que o aluno:


  1. Esteja aberto a compartilhar suas experiências pessoais, profissionais e educacionais como parte do processo de aprendizagem.


  1. Utilize os benefícios da comunicação assíncrona, ou seja, sem hora marcada; essa forma de comunicação ajuda os mais tímidos, os que necessitam de maior tempo de reflexão para elaboração de comentários e de tarefas escritas, bem como os que têm pouca assertividade em interromper discussões.


  1. Seja hábil na comunicação escrita, já que é a principal forma de interação on line.


  1. Seja organizado, pois a liberdade e a flexibilidade de direcionar o próprio aprendizado exigem organização de tempo e garantia de um espaço físico tranqüilo para os estudos.


  1. Saiba pedir ajuda quando se sentir confuso, frustrado, desmotivado, fora do ritmo da turma, com problemas de entendimento de conteúdos e de questões técnicas. Como não há contato presencial com o professor, o tutor só saberá dessas dificuldades quando lhe forem apresentadas. A franqueza e a humildade são atributos essenciais nesse ambiente de aprendizagem.


  1. Acesse regularmente o ambiente do curso, leia e responda às mensagens, leia os textos indicados e faça as pesquisas pedidas pelo tutor ou outras necessárias ao seu aprendizado.


  1. Desenvolva a capacidade de reflexão e saiba interagir com múltiplos assuntos e opiniões diversas.


  1. Sinta que a aprendizagem de alta qualidade se dá sem, necessariamente, estar em uma sala de aula presencial.


  1. Colabore em grupos, aprenda a ouvir e a construir um conhecimento compartilhado.


  1. Aplique o que você aprendeu e traga ao ambiente colaborativo suas experiências e descobertas.
TUTOR- Thiago Paiva
Santa Quitéria, Ceará.