segunda-feira, 19 de abril de 2010

VIK MUNIZ MINISTRA PALESTRA NA UNIFOR



Vik Muniz  com mais de 140 trabalhos sábado, dia 17 de abril de 2010, consegue atrair e cativar os mais distintos olhares entre alunos, professores e demais profissionais da área. Ministrou palestras no auditório Celina Queiroz da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, que realizou uma retrospectiva de seu trabalho, contemplando o início da carreira até os dias de hoje. Uma oportunidade incomparável que a Universidade de Fortaleza ofereceu ao público cearense, que pôde ver de perto a obra do artista que encantou espectadores, críticos e instituições de arte em Nova York e , em seguida, no resto do mundo.

O Campus da UNIFOR, que já recebeu a obra de Clássicos, como Rembrandt e Rubens, também abriu espaço para artístas contemporâneos e novas formas de diálogo com a arte. E foi com esta premissa, de promover a diversidade de expressão artística, que recebeu o talento de um dos artístas brasileiros mais consagrados mundialmente na atualidade.

Tendo atingido o reconhecimento no cenário da arte internacional ainda jovem, Vik muniz, que é filho de Quiterienses radicados em São Paulo, propõe novas formas de ver o mundo ao utilizar a fotografia como um meio de representação, a partir de técnicas inusitadas. A ousadia de sua técnica, aliás lhe rende espaço em alguns dos salões de arte mais prestigiados dos Estados Unidos e da Europa, sendo o único brasileiro vivo a figurar na seleta publicação 501 Great Artists Of All Times. Vik foi também o curador da conceituada mostra Artist's Choice, realizado na sede do MoMA de Nova York.

Este grande artista consegue olhar para coisas cotidianas como  arame, linha, açúcar, terra, tinta, poeira, chocolate, diamantes, caviar, sucatas, pigmentos, papel, lixo, quebra-cabeças, arame, açúcar, revistas, nuvens, macarrão, rosase, com elas, recriar possibilidades de apresentar e perceber o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário