terça-feira, 6 de outubro de 2009

PROJETO PRÉ-SAL



A Nossa Escola esteve presente mais uma vez na CREDE em destaque dia vinte e cinco de setembro com a apresentacão do Projeto Pré-Sal, O que você tem a ver com isto?

O que é o Pré-Sal?
A chamada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares( Espírito Santo, Campos e Santos).
O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo.

"O petróleo e o gás pertencem ao povo e ao Estado, ou seja, a todo o povo brasileiro. E o modelo de exploração a ser adotado, num quadro de baixo risco exploratório e de grandes quantidades de petróleo, tem de assegurar que a maior parte da renda gerada permaneça nas mãos do povo brasileiro.

O Brasil não quer e não vai se transformar num mero exportador de óleo cru. Ao contrário, vamos agregar valor ao petróleo aqui dentro, exportando derivados, como gasolina, óleo diesel e produtos petroquímicos, que valem muito mais. Vamos gerar empregos brasileiros e construir uma poderosa indústria fornecedora dos equipamentos e dos serviços necessários à exploração do pré-sal.
Não vamos nos deslumbrar e sair por aí, como novos ricos, tornando dinheiro em cobagens. O pré-sal é um passaporte para o futuro. Sua principal destinação deve ser a educação das novas gerações, a cultura, o meio ambiente, o combate à pobreza e uma aposta no conhecimento científico e tecnológico, por meio da inovação. Vamos investir seus recursos naquilo que temos de mais precioso e promissor: nossos filhos, nossos netos, nossos futuro"
Luís Inácio Lula da Silva


PROJETO


PRÉ-SAL: O QUE VOCÊ TEM A VER COM ISTO?
INTRODUÇÃO
O Brasil encontra-se bem posicionado no cenário econômico mundial com a descoberta das jazidas de petróleo do pré-sal. Com a exploração dessa reserva, o país poderá se transformar, futuramente, num dos maiores produtores e exportadores de petróleo e derivados do mundo, com a possibilidade de ingresso na OPEP ( Organização dos Países Exportadores de Petróleo). A nacionalização do setor petrolífero brasileiro, na década de 1950, e a criação da Petrobrás marcaram o início de um importante processo para o desenvolvimento nacional que chega hoje, com essa descoberta, a uma das etapas mais relevantes, especialmente para a sociedade brasileira, diante das promessas de investimentos dos rendimentos obtidos com o pré-sal na área social, de ciência e tecnologia, educação, cultura e ambiente. Justamente por isso a sociedade tem que estar informada sobre o significado efetivo dessa descoberta para o país e sobre a legislação que está sendo criada para regulamentar sua exploração e destinação dos recursos dela provenientes. Este trabalho se propõe a isso: informar o cidadão de seus direitos.

METODOLOGIA
A idéia deste projeto surgiu a partir da análise de notícias veiculadas na mídia impressa sobre o pré-sal. As informações obtidas suscitaram inúmeros questionamentos que nortearam as pesquisas de alunos e professores. Na seqüência, fez-se uma pesquisa junto a comunidade escolar, com a utilização de questionários, para averiguar o que sabiam sobre o tema. Concluído o levantamento de dados e constatado o desconhecimento sobre o assunto, passou-se a etapa da produção de material informacional para posterior disseminação entre os alunos.
RESULTADOS
De acordo com a pesquisa realizada para o projeto, foram obtidas as seguintes informações: 66,10% já ouviram falar sobre o pré-sal; 72,88%, incluindo 20,34% dos 66,10%, não sabiam dizer o que é o Pré-sal e somente 33,89% conhecem a importância econômica dessa descoberta para o Brasil.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A população brasileira, historicamente, sempre esteve às margens das discussões e decisões a cerca das questões nacionais, principalmente as de ordem política e econômica. Fruto, em parte, da forma representativa do brasileiro vivenciar a democracia, esse distanciamento tem alienado a população, conduzindo-a a uma gradual perda de direitos e inviabilizando a conquista de uma cidadania plena . A situação é crítica, mas não irreversível. O primeiro passo para a mudança é empoderar o povo oferecendo-lhe informações corretas e isentas de interesses escusos, possibilitando-lhe assumir a parte que lhe compete de responsabilidade na formação da Nação brasileira.