sexta-feira, 7 de agosto de 2009

OLIMPÍADAS MUNICIPAIS



ATENÇÃO


Nosso Município está completando dia 27 de agosto 153 anos de emancipação política e como já é tradição, acontecerão as olimpíadas municipais, nas modalidades Futebol Society, Futsal, Voleybol, Judô, Capoeira, Natação, Pintura em Tela, Pipa, Pião, Corrida de bicicleta, Corrida 100m, Lançamento de dardo, Arremesso de peso, Xadrez, Dama, Corrida de jumento, Teatro, Dança, Grupo musical e instrumento de sopro. Nossa escola mais uma vez, irá se destacar participando em todas as modalidades e recebendo destaque especial.


HISTÓRICO
Data da Criação: 27/08/1856.
Instalação: 05/08/1857.
Toponímia: Homenagem a sua Padroeira.
Desmembrado de Sobral.
Padroeira: Santa Quitéria.
Dia: 22/05.

História: Suas origens remontam ao Século XVIII, quando os irmãos José e Miguel Machado Freire, requereram e obtiveram seis léguas de terras ao comprido e a medir uma para cada banda do Riacho das Groaíras, local onde situaram fazendas (09/02/1708). Não foram, entretanto, esses os precedentes gregários do reduto, mas o português João Pinto de Mesquita e Souza, na qualidade de sesmeiro e ocupante de terras no lugar denominado Cascavel (posteriormente Cidade de Santa Quitéria) e nome igualmente do riacho cujas águas eram tributárias do rio Jacurutu.
João Pinto, fundador do reduto e interessado no seu desenvolvimento, doou aos filhos Capitão Antônio Pinto de Mesquita, D. Geracina Pinto de Mesquita e João de Mesquita Pinto, o terreno encravado na curva do Riacho Cascavel, estabelecendo a condição segundo a qual deveriam os beneficiários situar no local suas respectivas habitações (19/09/1723). A partir desse estágio, em que a Casa-Grande reunia em seu derredor considerável número de habitantes, definiu-se o reduto, vindo em seguida seu complemento eclesial.

Evolução Política: A elevação do arraial à categoria de Vila, com o nome de Santa Quitéria, ocorreu em virtude de Lei nº 782, de 27 de agosto de 1856, tendo sido instalada a 5 de outubro de 1857. Sua elevação à categoria de Município, advém do Dec-Lei nº 448, de 20 de dezembro de 1938.

Igreja: As primeiras manifestações de apoio eclesial têm como precedente o desejo do patriarca João Pinto de Mesquita edificar no reduto uma capela, tendo contribuído para tanto com a doação do respectivo patrimônio. Esse patrimônio, no qual deveria ser edificada a capela, constou das terras situadas na fazenda denominada Santa Clara, havendo como complemento a doação de gado por diversos moradores, cabendo ao Coronel Vicente Alves da Fonseca a maior contribuição. Iniciadas as obras, estas foram concluídas pelo padre Miguel Francisco de Oliveira, mantendo-se no padroado o sacro objeto de primitiva escolha.

GEOGRAFIA
Área: 4.270,5km².
Área(% em relação ao Estado): 3,07.
Altitude: 197,71m.
Latitude: 4°19’.
Longitude: 40°09’.
Mesorregião: Noroeste Cearense.
Microrregião: Santa Quitéria.
Limites: Norte - Groaíras, Forquilha e Sobral; Sul – Tamboril, Catunda e Monsenhor Tabosa; Leste – Canindé e Irauçuba; Oeste – Majorlândia e Varjota.
Distritos: Liseux, Maracanaú, Trapiá, Malhada Grande, Muribeca, Logradouro, Raimundo Martins.
Acidentes Geográficos: Serras das Cobras, da Baixa e do Céu, Riachos: Grosso, Groíras, do Pires, do Macaco, da Onça, do Olho D’água, Arroz, do Cumbé, Ipueira, do Frade, Fresco, do Batoque, Jirau e do Pardo, Rio Groaíras.
Recursos Hídricos: Pluviometria ( a média anual é de 804mm).


ESTATÍSTICAS:

Distância da Capital em Linha Reta: 193 km.
Distância Por Rodovia: 222 km.
Vias de Acesso à Capital: CE-257, BR-020, BR-222.
Emissoras de Rádio: Rádio Itatiaia de Santa Quitéria Ltda-OM, Potência de 1/0,25Kw e freqüência de 890Khz.
Abastecimento D’água: 2.806 ligações.
Energia Elétrica: N° de consumidores-4.982. Total consumo- 571.383

PRODUÇÃO:
Produção: Produtos agrícolas- algodão arbóreo e herbáceo, mamona, milho e feijão. Em suas terras foram registradas a ocorrências de Coridon, Ametista, Berilo, Calcita, Granada, Calcário Mármore, fosfato e Urânio.
Indústrias: 21.

PREFEITURA:
Endereço: Rua: Profª Ernestina Catunda,50
CEP: 62.280-000
Fone: (88) 3628-0161
Fax: (88) 3628-0452


PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário