terça-feira, 9 de março de 2010

Curso preparatória para Olimpiada Brasileira de Astronomia

Olá amigos!
Quero propor outro desafio! Vamos estudar para a tão esperada OLIMPIADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA.

Nosso tempo é curtíssimo! As provas serão realizadas dia 14 de MAIO. Não temos nenhum tempo a perder! É hora de acelerar! Lembrem-se do que já dizia Mark Twain: “O segredo de progredir é começar. O segredo de começar é dividir as tarefas árduas e complicadas em tarefas pequenas e fáceis de executar, e depois começar pela primeira.” Vamos começar nossa tarefa? Vamos estudar?
Vamos praticar? Vamos testar nossos conhecimentos?

O Jornal O GLOBO deste último domingo no Rio de Janeiro trouxe em
uma de suas principais manchetes o seguinte título: “Os craques dos
concursos, falando sobre os chamados concurseiros, gente que estuda
e passa em vários processos de seleção.
Segundo a matéria divulgada neste jornal, os concurseiros são uma
legião de candidatos a empregos em empresas e órgãos públicos que,
segundo cálculos da Associação Nacional de Proteção aos Concursos
(Anpac), reúne 500 mil pessoas em todo o país.

O que você acha sobre essas pessoas? São gênios, aliens? Não. São
pessoas comuns, como você, que simplesmente se dedicam e se
esforçam verdadeiramente em prol de seus objetivos. Estudam
arduamente, fazem vários cursos, lêem vários livros, respondem vários
exercícios, refazem provas anteriores... ou seja, não estão para
brincadeiras!

sexta-feira, 5 de março de 2010

VIDEO BEM-HUMORADO - REFORMA ORTOGRAFICA

Reprodução










 José Simão

CURIOSIDADES

  • Você já ouviu falar de bullying, se é que não travou conhecimento com o problema pessoalmente. De modo geral, bullying é o comportamento agressivo de um ou mais estudantes contra outro(s). O termo se origina de bully, que significa "valentão", em inglês. Esse tipo de violência ocorre principalmente nas escolas, tanto no ensino fundamental quanto no médio, mas não tem se limitado ao âmbito escolar: também já chegou à internet, de onde derivou a expressão cyberbullying.

  • Em muitos lugares do Brasil e do mundo já vigora a proibição do uso de celulares em sala de aula. Em outros, a ideia está em discussão. Conforme noticiou o UOL Educação, em janeiro de 2010, na rede municipal de ensino de Juiz de Fora (MG) não somente os celulares foram proibidos, como também os bonés. A situação com certeza é polêmica. Trata-se de mais um caso em que a esfera pública (o Estado) resolve invadir assuntos da esfera privada, como na restrição ao fumo em locais fechados? Os legisladores estariam se intrometendo em questões da vida individual do estudante que não lhes dizem respeito? Ou são os jovens que abusam e não conseguem compreender quanto o uso do celular, durante a aula, lhes é prejudicial? O que você pensa da proibição do celular em sala de aula? E do boné?

TERREMOTO

Medindo a magnitude e a intensidade 

    


Imagem cedida por NGDC
Destruição causada por um terremoto de magnitude (Richter) de 6,6 graus em Caracas, Venezuela. O terremoto de 1697 causou a morte de 240 pessoas e um prejuízo de mais de 50 milhões de dólares
     A Escala Richter é usada para medir a magnitude de um terremoto, ou seja, a quantidade de energia que é liberada. Isto é calculado usando a informação obtida por um sismógrafo. A Escala Richter é logarítmica, o que quer dizer que o aumento total indica um aumento de dez vezes. Neste caso, o aumento é uma amplitude de onda, ou seja, a amplitude de onda em um terremoto de nível 6 é 10 vezes maior do que um de nível 5 e a amplitude aumenta 100 vezes entre o terremoto de nível 7 e o de nível 9. A quantidade de energia liberada aumenta 31,7 vezes entre os valores totais.
O maior terremoto já registrado marcou 9,5 graus na Escala Richter usada atualmente, apesar de não ser improvável que tenham ocorrido tremores mais fortes na história da terra. A maioria dos terremotos registra menos de 3 graus na Escala Richter. Estes tremores, que geralmente não são sentidos pelas pessoas, são chamados de micro-tremores. Geralmente, não se vê muitos estragos causados por terremotos que ficam abaixo de 4 na escala. Os terremotos mais importantes registram 7 graus ou mais. 


     A destruição de um terremoto varia dependendo da composição do solo na área e a localização das estruturas feitas pelo homem. A extensão dos estragos é avaliada pela Escala Mercalli. Os números da Mercalli aparecem em algarismos romanos e se baseiam em interpretações subjetivas. Um terremoto de baixa intensidade, onde algumas pessoas sentem a vibração e no qual não há danos significativos, é classificado como II. A classificação mais alta, XII, é aplicada apenas a terremotos onde estruturas são destruídas, o solo fica rachado e outros desastres naturais se iniciam (como desabamento de terras ou Tsunamis).

     O grau da Escala Richter é determinado logo após o terremoto, assim que os cientistas compararam os dados de diferentes estações de sismógrafos. O grau da Escala Mercalli, por outro lado, não pode ser determinado até que os investigadores tenham tempo para conversar com testemunhas para descobrir o que ocorreu durante o terremoto. Assim que eles têm uma idéia clara sobre os prejuízos, eles usam o critério Mercalli para se decidir por um grau adequado.

Liquefação
     Em algumas áreas, prejuízos graves por causa dos terremotos são resultado da liquefação do solo. Nas condições corretas, o tremor violento da terra faz os sedimentos soltos e o solo se comportarem como se fossem líquido. Quando um prédio ou casa estão construídos neste tipo de sedimento, a liquefação faz com que a estrutura desmorone mais facilmente. Áreas muito desenvolvidas, construídas sobre material de solo de sedimentos soltos, podem sofrer prejuízos graves até mesmo de um terremoto relativamente leve. A liquefação também pode causar deslizamentos de terra graves. Neste caso, os deslizamentos de terra foram a força destruidora mais significativa, tirando centenas de vidas.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Mensagem



A Escola Júlia Catunda saúda a todas as Muhleres brasileiras por esta data de tamanha grandeza.


MENSAGEM


As flores irradiam a glória e a beleza de Deus-Mãe, pois ela caminha sobre a Terra em cada mulher.

Mulher! Todos os grandes senhores te reverenciam no dia de hoje, pois eles nasceram do teu ventre. Mulher! Além de todos os poderes cósmicos, levas dentro de ti a semente sagrada que provê a vida. Tu és o mais belo pensamento de Deus. Teu coração é manancial de sabedoria. De teu íntimo brota a força amorosa que nutre, regenera e ressuscita.

Homem! Neste dia internacional da mulher, lembra-te que podes divinizar-te pela admiração da mulher.

Estás aflito? Recorre à mulher. Ela é o consolo dos aflitos.
Estás enfermo? O toque da mulher é curativo.
Queres descobrir os mistérios da Divindade? Busca compreender o coração da mulher.
Porque quem não reverencia a mulher, fecha as portas à graça e à beleza.

Mulher! Ao olhar-te no espelho, reconhece ali a Mãe Divina! Mira-te nela! Encarna com dignidade os dons femininos de amor, fidelidade, pureza, sensibilidade, compreensão, delicadeza, generosidade, doçura, abnegação, serenidade e o dom de tudo embelezar.

Mulher! Não te deixes corromper pela futilidade e mediocridade do mundo. Aumenta ainda mais tua força, apreendendo as virtudes dos homens, mas nunca os vícios. A regeneração do mundo depende de ti, pois tens o poder de moldar o caráter de um ser, desde o teu ventre e por toda a sua vida.

Podes transformar teu lar num templo da Divina Missão de Amor. Quando defendes tua dignidade, defendes a dignidade de cada ser humano.

Mulher! Rejeita qualquer pensamento ou sentimento de rivalidade, pois isto destrói a unidade das mulheres. Caminha graciosamente, olhando sempre com admiração o teu eterno companheiro, o homem.

Mulher! Neste Dia Internacional da Mulher, dedicado a ti, todos te proclamam como a Senhora da criação e da beleza, e admiram a dádiva que é ser mulher!

 ATENÇÃO

     No dia da MULHER, o Centro de Multimeios ofereceu rosas a todas as mulheres que trabalham na escola e, em parceria com a professora Marileide e os alunos do 1º ano, realizaram  diversas ações como leitura de mensagem, informações sobre a origem do dia,  músicas sobre o universo feminino e dança.
                       
                         Mulher...
             
               Que se destaca pela sua força,
          garra e determinação. És exemplo de luta, conquista, vitória e realização.
                                                                                  
Parabéns!

quarta-feira, 3 de março de 2010

NETIQUETA

Ao conjunto de regras de etiqueta (comportamento) na Internet, chamamos Netiqueta. Essas regras refletem normas gerais de bom senso para a convivência dos milhões de usuários na rede.
Esta página contém um resumo de Netiqueta para comunicação via E-mail, úteis para trocas de e-mail, participação em listas e newsgroups.
Como escrever
E-mail
Listas & News
Propaganda
Como escrever na Internet
Fale, não GRITE!
Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel não são escritas somente com letras maiúsculas; na Internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar!
Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de _sublinhar_ (colocando palavras ou frases entre sublinhados) e *grifar* (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maiúsculas são aceitáveis em títulos e ênfases ou avisos urgentes.
Sorria :-) pisque ;-) chore &-( ...
Os emoticons (ou smileys) são ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado. Eles representam carinhas desenhadas na horizontal, e denotam emoções.
É difícil descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se está realmente bravo ou feliz, ou se está sendo irônico, em um ambiente no qual só há texto; por isso, entram em cena os smileys. Comece a usá-los aos poucos e, com o passar do tempo, estarão integrados naturalmente a suas conversas on-line.

Propaganda
Qual o assunto?
A linha Assunto ou Subject deve estar sempre preenchida com o assunto tratado em sua mensagem de e-mail.
Por quê? Imagine uma pessoa que abre sua caixa de e-mail (mailbox), e encontra todo dia uma média de 60 mensagens. Quais ela lerá primeiro? Certamente, aquelas cujo assunto seja de maior interesse (as outras serão lidas mais tarde, ou apagadas!). A linha de assunto deve ser relacionada ao assunto tratado na mensagem.
Quando for inevitável uma mensagem mais longa, avise na linha de assunto. Por exemplo:
Subject: Reuniao de sexta (msg longa!)
Arquivos anexados (attachments)
Envie arquivos anexados apenas quando solicitado, e jamais para listas.

Parágrafos
É boa prática deixar linhas em branco entre blocos de texto. Dessa forma, o texto fica organizado e mais fácil de ler, mesmo que a mensagem seja longa.

Respostas
Procure responder a todas as mensagens pessoais. Lembre-se de agradecer às pessoas que o ajudarem.
Não inclua todo o conteúdo da mensagem respondida; deixe o suficiente apenas para indicar os pontos que você está comentando, ou a que frases se está respondendo, apagando o que estiver a mais (inclusive cabeçalhos, se o programa de e-mail inseri-los na resposta).
Se o assunto da mensagem original era, por exemplo:
Subject: jogo de domingo
verifique que sua resposta apresenta a linha:
Subject: Re: jogo de domingo
Por convenção, as linhas incluídas (citadas) são precedidas por ">" (sinais de maior), mas existem variações.
Ao organizar a resposta, procure fazer com que os leitores de sua mensagem vejam primeiro a mensagem a que você está respondendo e, logo abaixo, sua resposta.

Respostas em cascata
Ao responder mensagens respondidas, as citações ficam com camadas de ">>" em cada linha. Se sua resposta já está incluindo uma terceira ou quarta camada de ">>", temos uma cascata: é hora de cortar as citações, ou pelo menos apagar alguns ">" que estejam a mais.
Preste atenção para usar sempre o comando de resposta (reply) quando for responder a uma mensagem, e o comando de encaminhamento (forward) quando estiver somente passando adiante um e-mail. Isso evita confusões e mensagens em cascata.
Assinaturas
É possível criar o que se chama "assinatura" para suas mensagens de correio eletrônico. As assinaturas são arquivos pequenos, contendo alguma informação sobre você: nome  completo, empresa, cargo, referências de trabalhos on-line, frases. Não exagere! Essa assinatura deve se restringir a no máximo 4 (quatro) linhas.
Algumas listas e newsgroups acrescentam assinaturas automaticamente às mensagens postadas. Ao participar de listas e fóruns com essa característica, considere utilizar uma assinatura pessoal ainda mais simples que de costume.

Listas e newsgroups
Participe quando tiver algo a dizer
Nas deliberações de algumas assembléias, as manifestações acontecem apenas quando se tem alguma coisa a acrescentar, ou algum ponto em desacordo com o que está em votação. Assim é nas listas e newsgroups: não envie mensagens que dizem apenas "Envie esse programa pra mim também!", "Estou de acordo!", "Muito bem!". Participe somente quando tiver alguma contribuição para o desenvolvimento da conversa. Conforme o caso, um e-mail pessoal é mais apropriado.

Respondendo mensagens
Cite sempre a mensagem respondida, indicando "quem" disse "o quê". Dezenas de mensagens podem ter chegado entre a mensagem original e sua resposta e, em alguns casos, sua resposta pode chegar antes da pergunta.

Replicação de mensagens
Não envie a mesma mensagem para diversos newsgroups e listas. Muitas pessoas recebem mensagens por mais de uma lista, e participam de mais de um fórum — conseqüentemente, receberão mais de uma cópia de seu e-mail. Se realmente precisar fazer uma postagem múltipla de uma mesma mensagem, peça desculpas pelo possível recebimento de cópias duplicadas.
Leia o FAQ!!!
Muitos newsgroups e listas mantêm arquivos chamados FAQs (Frequently Asked Questions). Se sua lista ou grupo de news não tiver um FAQ, é uma boa idéia organizar um. Nesses arquivos, pode-se encontrar diversas perguntas já respondidas sobre as normas de participação da lista ou news, bem como assuntos relacionados aos tópicos principais de discussão.
Mantenha sempre essas mensagens de FAQ; no caso de perdê-las, envie e-mail pessoal para a pessoa responsável, ou então para algum participante da lista, solicitando uma cópia.

Como é que eu faço para...?
Não envie mensagens para uma lista, pedindo para sair da lista. Se não souber quem é o responsável, "eleja" alguém que tenha enviado uma mensagem para a lista, endereçando um e- mail pessoal pedindo ajuda.
Para esclarecer dúvidas mais básicas, tais como: "O que é browser?", não envie mensagens para a lista ou newsgroup. Leia o FAQ, ou então consulte alguém em particular que, se não responder diretamente suas perguntas, poderá indicar algum endereço na Internet com informações sobre o assunto desejado.

Sobre propaganda

Cuidado!
Divulgar produtos ou serviços é arriscar-se a receber flames. Introduza divulgações no contexto das conversas.
Enviar divulgação não desejada é uma das formas de spam.
Em vez de enviar propagandas, use alternativas: endereços de sites nas assinaturas de e-mail, ou participação em listas e endereços na Internet dedicados à divulgação de propagandas.
Spam
Fazer spam é enviar mensagens por e-mail para dezenas de pessoas, listas ou newsgroups, não importando o assunto da lista, ou o interesse das pessoas destinatárias das mensagens.
A prática de "spamming" não é um mero fator de aborrecimento para os internautas, pois chega a ser prejudicial: ao espalhar mensagens em diversos pontos de distribuição, muitas pessoas de uma mesma rede podem receber várias cópias, causando a sobrecarga das caixas de e-mail, entre outros transtornos.
Ao receber mensagens com alertas sobre vírus, correntes de qualquer tipo, histórias estranhas, não passe adiante. Comente com amigos que já tenham mais experiência, com o suporte de seu provedor, ou responsáveis pelo equipamento utilizado.

GREMIO ESTUDANTIL MONSENHOR XIMENES

PRESIDENTE
Francisca Erisnalda Pereira Melo
VICE-PRESIDENTE
Geovane Ferreira de Paiva
1ª SECRETÁRIA
Cleidiane Sena Tomé
2ª SECRETÁRIA
Luis Santana de Sousa Júnior
1ª TESOUREIRA
Quitéria Perlla Xerez
DIRETOR SOCIAL E CÍVICO
Marciana Rodrigues de Mesquita
SUPLENTE
Joelma Pereira Silva
DIRETOR DE CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS
Débora Oliveira Paiva
DIRETOR DE ESPORTES
Gilberto Gomes Braga Júnior
SUPLENTE
Rondinelly Gomes Mesquita